top of page

BEM VINDO A MINHA EXPOSIÇÃO EXPERIMENTAL

FERNANDA AYUMI

Meu trabalho aborda a violência doméstica. Ao longo dos anos, como mulher, fui percebendo o machismo em nossa sociedade e desde então estou explorando e conhecendo um pouco mais sobre o tema.

 

Em 2019, participei de uma ONG de Saúde, chamada ABEUNI, que atuava nas periferias de São Paulo. Tive a experiência de conhecer “outro mundo”, com tantas desigualdades, falta de informações e cuidados básicos. Nesta ONG entrei no departamento pró- mulheres onde atendi mulheres que relataram sobre seus sofrimentos de abuso doméstico. Mesmo em 2021 essas narrações me assustam e me emocionam de várias formas, são sentimentos que não consigo expressar em palavras, então decidi me expressar com arte.

 

Com um conteúdo tão agressivo e sensível, utilizando uma técnica de costura, o que é uma atividade considerada feminina e com uma carga emocional pessoal, com ela fiz bonecas de pano. A boneca de pano representa a mulher, a trajetória, a baixa condição financeira, o sofrimento e a saudade. Com sua aparência fofa que remete a infância, têm o objetivo de trazer consigo um ar mais leve ao ambiente, dando um contraste com o tema pesado, causando uma estranheza e inquietação ao público. Meu objetivo é atiçar uma reflexão sobre seus atos próprios e da sociedade, com a consciência de que ainda há muito pelo lutar e mudar.

ESTREIA DIA 25 DE OUTUBRO DE 2021
WORK IN PROGRESS (Trabalho em andamento)
Bem Vindo
Todas minhas obras são baseadas em mulheres que atendi durante minha participação na ONG.

OBRAS

Eu gosto de mim 10.png

 

Nome da Obra: "Eu consigo!"
Medidas: 60cm de altura x 27cm de largura x 8cm de profundidade.
Técnica: Costura - Produzido 100% a mão
Estilo: Boneca de pano

Uma mulher incrível, confiante e madura, tinha em torno dos seus 35 anos.  Relatou que em sua adolescência se apaixonou por um homem e desta relação nasceu sua filha. Sua família era contra o relacionamento e por esse motivo decidiu fugir com ele. Infelizmente o indivíduo a abusou fisicamente e psicologicamente durantes uns 7 anos. Não a permitia sair de casa ou entrar em contato com parentes e amigos, sempre a diminuía com adjetivos pejorativos. Era comum ela ouvir frases como: “Você já é uma mulher usada”, “Nenhum homem quer cuidar de uma mulher com filhos”, “Feia e pobre...você espera o que? ”, “Só eu consigo cuidar de você”, “Se eu não te amasse não ficaria com uma mulher igual a você”.

Durante o atendimento ela descreveu seu passado com raiva e tristeza. Afirmou que independe do que aconteceu, hoje ela cria sua filha com todo amor e carinho, ensinando a importância da educação e do feminismo.
Sua última frase antes de ir embora foi: “Eu aguentei, consegui sobreviver. Hoje eu consigo tudo o que quero! ”

"Eu consigo!"

"Graças a Deus..."

Nome da Obra: "Graças a Deus!"

Medidas: 46cm de altura x 15cm de largura x 8cm de profundidade.

Técnica: Costura - Produzido 100% a mão

Estilo: Boneca de pano

Reza 7.png
silencio 2.png

Silêncio barulhento

 

Nome da Obra: Silêncio

Medidas: 35cm de altura x 18cm de largura x 8cm de profundidade.

Técnica: Costura - Produzido 100% a mão

Estilo: Boneca de pano

"Saudades da minha mãe"

 

Nome da Obra: "Saudades da minha mãe"

Medidas: 62cm de altura x 17cm de largura x 6 de profundidade.

Técnica: Costura - Produzido 100% a mão

Estilo: Boneca de pano

choro 3.png
Teaser

GALERIA

Galeria
IMG-20210807-WA0026_edited.jpg

Quem sou eu?

Minibio
 

Fernanda Ayumi, nasceu em 1997, em Campinas (SP) onde vive atualmente. Graduada no curso de Bacharelado em Artes Visuais, na Puc-Campinas. Mulher e feminista, gosta de explorar o corpo humano e animações, atualmente suas obras focam em técnicas digitais, como artes digital e vídeo arte.

Quem sou eu?
Redes sociais
bottom of page